quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

LISTINHA PARA APROVEITARMOS CADA DIA DO JEJUM DE DANIEL!

 

                                            Dia 04

Aos que tem falhado nas tarefas: Alguns desanimam por não ter completado todas as tarefas do dia, e perguntam se vale a pena continuar, já que não fizeram uma ou outra tarefa. A resposta é: Claro que sim! Nenhum raio vai cair do céu sobre você por não ter feito alguma tarefa. É bom que você se esforce para fazer todas, mas se não deu, vá em frente e faça as do próximo dia. Se der para voltar e depois fazer a tarefa não feita do outro dia, ótimo. Se não, não se preocupe. É melhor prosseguir do que desistir.

A tabela de tarefas de hoje está abaixo. Um dos pontos principais de hoje é pensar nas suas ansiedades, e não deixar que elas roubem a sua paz, a sua fé, nem o seu dinheiro! Muitas compras são feitas, especialmente em época de fim de ano, movidas por ansiedade gerada pelas propagandas de Natal. Resista. Use sua cabeça.

No Relacional, lhe convidamos a expressar reconhecimento e gratidão a alguém que tem feito a diferença em sua vida. A sua expressão, ainda que singela, poderá fazer a diferença na vida daquela pessoa.

E como falamos no artigo de ontem sobre como vencer um mau hábito, é importante que você comece a praticar algo bom para substituir o mau que está acostumado a fazer. Por exemplo, se eu quero quebrar o mau hábito de deixar as coisas para última hora, eu vou criar o bom hábito de organizar o meu tempo e a minha agenda — e nunca deixar algo importante para fazer às pressas, quando não dá mais para adiar.

Seja abençoado, e até amanhã.





Jejum de Daniel
Dia 04 – quinta-feira
Feito √
Espiritual
Falar com Deus hoje pela manhã sobre seus maiores medos e ansiedades, e entregá-los a Ele


Saúde
Fazer 30 minutos de atividade física. Ex: caminhar, alongar etc.


Relacional
Pense numa pessoa a quem você é grato por lhe ser muito especial ou útil, e expresse sua gratidão


Financeiro
Desejo ou necessidade? Avaliar bem se realmente precisa comprar algo. Talvez possa economizar


Desenvolvimento
Identificar e começar a praticar um bom hábito para substituir o mau hábito que identificou ontem




Dia 03


Esclarecendo: Como começamos esse propósito na 2ª feira 12 de setembro, a tarefa de hoje é a terceira, para 4ª feira dia 14. Portanto, estamos um dia atrasado segundo a data oficial do início do Jejum de Daniel. Por isso, nossa última tarefa será dia 1º de janeiro, completando assim 21 dias.

A tabela de tarefas para essa quarta está abaixo. Alguns pontos são auto-explanatórios. Porém, gostaria de expandir um pouco sobre o Relacional.

Nessa tarefa, você buscará ser prestativo, gentil, útil a alguém que esteja precisando de ajuda, ainda que pequena. Diz em Provérbios 3.27: Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo.

Um conselho, tirar tempo para ouvir uma pessoa que passa por um momento difícil, um favor, ajudar alguém no trabalho ou nas tarefas de casa — são alguns exemplos.

No Financeiro, você deve parar e pensar na sua renda atual. Se não está satisfeito, quanto seria uma meta realística que você pode se esforçar para alcançar em 2012? Escreva o valor e ponha esse papel em sua carteira ou outro lugar visível a você, para ser sempre visto. A partir daí, Deus lhe dará ideias de como alcançar essa meta.

Maus hábitos são correntes que nos amarram. Ao identificar um em você, leia esse artigo, que vai lhe ajudar a saber o que fazer para eliminá-lo de sua vida.

Seja abençoado, e até amanhã.




Jejum de Daniel
Dia 03 – quarta-feira
Feito √
Espiritual
Ler Salmo 143:10 e orar pedindo a Deus que a vontade d’Ele seja feita em você; ir na igreja hoje


Saúde
Comer duas frutas de sua escolha


Relacional
Fazer um ato de bondade a um familiar, um amigo, ou um estranho


Financeiro
Escrever quanto você quer que sua renda mensal seja em 2012 e colocar esse papel em sua carteira


Desenvolvimento
Identificar um mau hábito que você quer eliminar do seu comportamento



Dia 02

Começar o dia com Deus é sempre um bom conselho. Programe-se para passar um tempinho meditando nessas palavras sobre fé.

Na saúde, a maioria de nós hoje em dia come demais ou de menos. Temos hábitos alimentares muito ruins. Eis sua oportunidade de pensar um pouco sobre eles, e buscar o equilíbrio. Lembre-se, seu corpo é o templo do Espírito Santo. Cuidar bem dele também é um ato espiritual.

Vasculhando o coração, é comum encontrarmos pequenos ressentimentos, invejas, mágoas, e amarguras que nem sabíamos que estavam lá. É bom limpar isso tudo, fazer uma faxina emocional e tirar tudo o que não presta. O melhor produto para essa limpeza chama-se perdão.

Se você fez sua lista de dívidas ontem, então agora é começar a planejar os passos para eliminar uma por uma. Começar pelas menores é mais fácil e motivador. Vá em frente. Repito, se seu caso não é dívidas, faça algo diferente para melhorar/colocar em ordem suas finanças.

Finalmente, todos nós temos alguma coisa circulando em nosso cérebro como disco riscado: “Você tem que fazer isso, você tem que fazer isso...” Muito bem. Vamos arrancar esse disco da vitrola e fazer o que temos que fazer de uma vez por todas!

Até amanhã.

P.S. Que tal convidar uma pessoa para se juntar a você nesse propósito? Façam uma dupla, animem um ao outro.





Jejum de Daniel
Dia 02
Feito √
Espiritual
Comece o dia meditando em Hebreus 11:1-6, seguido de uma oração


Saúde
Balancear sua dieta* removendo excessos, ex: açúcar, sal, gordura


Relacional
Limpar o coração: tem tido qualquer sentimento ruim contra alguém? Eliminar isso. Perdoe.


Financeiro
Programar-se para pagar as dívidas, começando pelas menores.


Desenvolvimento
Tem algum assunto/trabalho/ideia que não começou ou terminou, e que está lhe pesando na mente? Hoje é o dia! Mãos à obra!


Dia 01

Convido você que está no Jejum de Daniel (ou quer entrar) a aproveitar ao máximo estes 21 dias para crescer em todos os sentidos.

Todos os dias a partir de hoje até dia 1º de janeiro vou postar aqui cinco tarefas para aquele dia, tocante a cinco áreas de sua vida: espiritual, saúde, relacional, financeira, e desenvolvimento.

Por que esse propósito?

Por que assim como jejum de comida não é apenas deixar de comer, o Jejum de Daniel também não é apenas deixar de absorver informações seculares ou entretenimento. O jejum requer abstinência mas também atitudes que lhe ajudem a alcançar seus objetivos.

O objetivo deste Jejum de Daniel é fortalecer a sua vida de modo geral, e prepará-lo para começar 2012 com toda a força.

Como usar a tabela de tarefas?

Provavelmente nem tudo o que lhe for recomendado nas tarefas diárias se aplicará a você. Por exemplo, a tarefa de hoje para sua vida financeira se refere a dívidas. Mas se você não tem dívidas, você pode substituir com algo diferente, que seja mais pertinente a suas finanças.

Sugiro que, se possível, você baixe e imprima a tabela de tarefas e carregue-a com você durante o dia, para não esquecer e também para ir marcando o que já foi feito.

Eu também estarei fazendo esse propósito com você.

Você está dentro?

Então vamos começar! Eis as tarefas para hoje:


Dia 01
Feito √
Espiritual
Falar com Deus ao começar o dia, pelo menos 5 minutos

Saúde
Fazer 30 minutos de atividade física. Ex: caminhar, alongar etc.

Relacional
Contatar um familiar ou amigo com quem você não fala há muito tempo

Financeiro
Fazer uma lista atualizada de todas as suas dívidas

Desenvolvimento
Perguntar a seu patrão ou profissional que lhe conhece e em quem confia: “Onde você acha que tenho que melhorar?”


RETIRADO DO BLOG DO BISPO RENATO CARDOSO...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa lista de blogs

♥EU SOU E VOCÊ??♥

♥EU SOU E VOCÊ??♥